Praça Nossa Senhora da Paz homenageia as mães em edição especial de O Fuxico Feira
![]() |
Foto: Cláudio Fernandes Fotos |
Segundo Eliane Valentim, a data é duplamente especial. “Dedicar essa 13ª edição de O Fuxico, 8ª na Praça, às mães e empreendedoras, é a celebração de dois sonhos. Hoje, com 80% de expositoras, o Fuxico, conforme idealizei, além de fomentar a economia criativa, inseriu mães de primeira viagem e mães em suas melhores idades, no mercado de trabalho. É o empoderar feminino para sustentabilidade econômica”.
E para atender às mães de casa e do bairro, Eliane Valentim, que é mãe de João (3), Rafaela (8) e Guilherme (15), planeja para cada edição atividades culturais que atendam a toda a família. “Nosso compromisso e responsabilidade ao usar um espaço público é de oferecer atividades para todo o coletivo, envolvendo ainda atividades sociais”.
Para bebês e crianças pequenas, são realizadas atividades com muitos parceiros. Entre eles estão o Violúdico, a Palhaçaria e o Espaço Corujonas. Para os adultos, além da moda e da gastronomia, parceiros como o Karioncante engajam os kariocantantes no Karaokê. E a toda edição, a Organização Não Governamental Corrente pelo o Bem, que dedica-se a atender a população do ex-lixão de Gramacho, realiza bazar para recebimento de doação de roupas e venda. E o Lar Temporário Oásis, dá oportunidade para todos que queiram adotar um bichinho de estimação.
Para Eliane Valentim (insulana), que veio da Ilha do Governador para realizar esse evento colaborativo de sucesso no coração de Ipanema, ter o apoio oficial da AMAI – Associação de Moradores e Amigos de Ipanema e a Associação Comercial de Ipanema e Leblon, além de ter a simpatia dos moradores do bairro e o apoio do tradicional Colégio Notre Dame, é uma validação do trabalho sério que é realizado, gerando emprego, renda e mais vida ao espaço público. Segundo Eliane, em média os 100 expositores que participam do evento giram em torno de 200 mil reais.
Botando pra Girar um evento mais sustentável
Desde a primeira edição na praça, o cuidado com a limpeza era uma responsabilidade. Com equipe própria e suporte da COMLURB, durante e depois das atividades, as áreas ocupadas pelo evento permanecem limpas e todo óleo gerado pelos expositores, é recolhido pelo Instituto Libertas, e encaminhado para transformação.
Desde a última edição, Eliane Valentim quis dar uma pegada mais sustentável ainda ao evento. Com o consultoria do @botapragirar, iniciou-se a coleta seletiva. E no evento especial do fim de semana das mães, o trabalho de comunicação para prática será intensificado, de forma a melhorar a qualidade na separação dos resíduos, pois os recicláveis serão encaminhado para o Projeto Favela Mais Limpa. E integrante da Campanha Por Menos Canudos Plásticos, o Fuxico criou uma série de postagens para comunicar ao seu público e engajá-los a deixar o uso do canudo plásticos de lado.
Novamente o evento terá o modelo calção do Copo Eco, mas dessa vez com edição limitada personalizada. Todos que alugarem o copo para consumir líquidos na feira, contribui com a redução no descarte de lixo. Mas nada impede que a pessoa adquira o copo, para que sempre utilize-o na feira...E por último vem a surpresa... O Fuxico lança nessa 8ª edição da praça, sua versão de ecobags. “Faremos uma edição limitada de 200 sacolas. Uma cota será sorteada para as nossas mamães. Nosso plano é motivar os frequentadores a utilizar apenas uma bolsa para guardar os diversos produtos que forem adquirir no evento, recusando pegar inúmeras sacolas...., diminuindo assim o descarte de resíduos”, completa @fernandacubiaco, que está no trabalho de assessoria de comunicação e sustentabilidade do evento, com o @botapragirar
Serviço: Entrada gratuita
Data: 5 e 6 de Maio - Horário: 12h às 20h
Banheiro químicos no local - Acessibilidade: Bike, Metrô e ônibus
Comentários
Postar um comentário